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Descubra como o Modelo de Alcance pode impulsionar seu negócio

Áreas de Influência, Mercado Consumidor e Limiares de Distância: Uma breve introdução ao modelo de Alcance

Por Leonardo Lima

As discussões a respeito das características locacionais que as mais diversas atividades econômicas urbanas devem apresentar para otimizar o tamanho de seu mercado consumidor estão presentes na literatura dos estudos urbanos, pelo menos, desde os clássicos escritos por Walter Christaller e August Losch há cerca de um século. Em comum, esses autores admitem que o tamanho de um mercado consumidor (ou área de influência) é diretamente proporcional ao nível de sofisticação (ou complexidade) do serviço e/ou produto ofertado, ou seja, quanto mais raro (ou extraordinário) é um serviço (ou produto), maiores as distâncias que indivíduos estariam dispostos a percorrer para encontrá-los (ou, como apontado no original de Christaller, maior o limiar de distância associado aquele produto ou serviço e, consequentemente, maior mercado consumidor). Por outro lado, quanto mais comum (ou ordinário) for um serviço ou produto, menor tende a ser a distância que possíveis clientes estariam dispostos a percorrer para encontrá-lo e, portanto, menor tende a ser seu mercado consumidor. 

Figura 1 – Distribuição de centros urbanos conforme Walter Christaller. Para cada Cidade Primaz existem poucos distritos, algumas vilas e muitas aldeias (Fonte: Extraído de Lima 2021, pg. 74).

Na prática, exemplos dessas situações são vistas na distribuição espacial de metrópoles, cidades grandes, médias e pequenas. A complexidade e a oferta de serviços médicos, por exemplo, tendem a ser muito maiores nas grandes metrópoles do que nas cidades médias e pequenas, o que suporta um grande número de deslocamentos diários de viagens oriundas dessas cidades até os principais pólos urbanos de uma região ou país (implicando, geralmente, em muitos esforços e gastos associados ao tempo, deslocamento e distância). Ainda nesse sentido, lojas de carros importados são sensivelmente menos frequentes na paisagem urbana do que lojas especializadas no comércio de carros populares e, consequentemente, a fim de se suportar essa demanda altamente exclusiva, é necessário o surgimento de um mercado consumidor sensivelmente maior, dentro do qual os clientes estariam, consequentemente, dispostos a percorrer maiores distâncias para suprir suas necessidades.

Na Space Hunters, o Modelo Alcance é utilizado para estimar o tamanho da área de influência (ou mercado consumidor) de diferentes tipos de negócio. Basicamente, admitindo que a distribuição populacional urbana é mais ou menos homogênea, o modelo aponta a quantidade de ruas que cada endereço da cidade alcança considerando raios de 500m, 1000m, 2000m e 4000m. Logo, quanto mais ruas um determinado endereço alcança dentro desses raios, maiores tendem a ser seus mercados consumidores. Isto posto, admite-se que para raios relativamente curtos – isto é, para distâncias consideradas caminháveis (500m e 1000m) – os endereços que apresentam os maiores valores de alcance são os mais indicados para a implantação de comércios e serviços associados à atividades realizadas de maneira rotineira ou frequente e cujo nível de complexidade e/ou sofisticação é considerado baixo como por exemplo, padarias, minimercados e quitandas (fruteiras). Por outro lado, para raios de distância considerados maiores e, consequentemente menos amigáveis ao pedestre (2000m e 4000m), os endereços que apresentam os maiores valores de alcance são indicados para a implantação de negócios associados a um mercado consumidor sensivelmente maior e cujo nível de sofisticação e complexidade é mais alto como acontece, por exemplo, no caso de comércio de sapatos e serviços de beleza e de cuidados pessoais (como cabeleireiros e clínicas estéticas). Dessa forma, o modelo permite simular cenários nos quais os clientes/usuários de um produto e/ou serviço estariam dispostos a percorrer 4000m para adquirir um calçado exclusivo ou ter uma consulta com um profissional de estética renomado, mas que, em contrapartida, não estariam dispostos a percorrer mais de 1000m para comprar pão ou leite para tomar no café da manhã. 

 

Figura 2 – Resultado do Modelo de Alcance processado sobre a rede de ruas de uma cidade. Note o surgimento de núcleos mais escuros nos locais que alcançam mais ruas dentro de um raio de 500m (Fonte: Space Hunters)

Figura 3 – Resultado do Modelo de Alcance processado sobre a rede de ruas de uma cidade. Note o surgimento de uma quantidade menor de núcleos mais escuros nos locais que alcançam mais ruas dentro de um raio de 4000m (Fonte: Space Hunters)

Portanto, a lógica que baliza a interpretação dos resultados dos modelos de alcance vincula-se a um limiar de distância que indivíduos estariam dispostos a percorrer para ter acesso um produto ou serviço específico. Logo, quanto mais sofisticado for um serviço ou produto, maior a distância que um cliente ou usuário estaria disposto a percorrer para encontrá-lo. Por outro lado, quanto mais comum ou ordinário for esse produto e/ou serviço, menor a distância que esses possíveis clientes estariam dispostos a superar para acessá-lo. 

Leonardo Lima – Site

Leonardo Lima

Sócio Fundador
Arquiteto Urbanista, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional.

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