Revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre: Space Hunters apresenta análise inédita no Seminário Centro+, promovido pela Prefeitura.

Logo

Escrito por
F
rancisco Maraschim Zancan

29 de jul. de 2025

No último dia 22 de julho, a Space Hunters pautou o Seminário Centro+, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, como palestrante convidada na abertura técnica do evento. A iniciativa, realizada no Hotel Plaza São Rafael, reuniu cerca de 300 representantes de entidades, lideranças locais e especialistas para discutir caminhos concretos para a revitalização do Centro Histórico, território simbólico e estratégico da capital gaúcha.

A palestra da Space Hunters, conduzida por seu sócio e especialista em análise espacial para gestão municipal, Arthur Dias Duarte, teve como tema “Tendências e Cenários para o Centro Histórico”, apresentando dados inéditos e reflexões estruturadas sobre a dinâmica urbana da região central. Além disso, marca o apoio da Space Hunters para a Prefeitura Municipal, em parceria consolidada com a Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da capital gaúcha.

Centro Histórico: entre a Conveniência e a Experiência

Com base na metodologia de cálculos de tendências urbanas da Space Hunters e em dados da plataforma Space Data, a apresentação revelou tendências que definem o Centro como uma das regiões mais urbanas e complexas da cidade — ao mesmo tempo funcional para quem vive e trabalha, e especial para quem visita e consome.

Entre os pontos fortes do Centro-Histórico de Porto Alegre destacados por Arthur na palestra:

  • Alta densidade de serviços e atividades econômicas: mais de 14.800 CNPJs ativos, com presença de equipamentos públicos, comércio, gastronomia e serviços especializados.

  • Potencial de consumo mensal superior a R$ 112 milhões, demonstrando vitalidade econômica latente.

  • Perfil demográfico singular, com destaque para o alto número de pessoas morando sozinhas e concentração populacional nas faixas de 20 a 50 anos — um dado-chave para pensar moradia, mobilidade e lazer.

  • Renda média crescente, com valorização rasoável na última década, contrariando a percepção de esvaziamento econômico total.

  • Riqueza de atributos simbólicos e culturais, que posicionam o Centro como um espaço de experiências: paisagens icônicas, roteiros históricos, gastronomia local e âncoras culturais.

  • Melhor local possível para ser o novo "grande projeto" da cidade. Antes construções como novos shoppings puxavam o crescimento da cidade. Atualmente, é realidade no mundo todo a revitalização de áreas clássicas, e com infraestrutura de "cidade" consolidada, como serem um "empreendimento" que estimula a desenvolvimento.

Assim, a palestra reforçou que, para além de seu passado histórico, o Centro Histórico de Porto Alegre possui as condições objetivas (com vida nas calçadas, prédios que ocupam o terreno e densificam a área, "cultura do rio", e vivência de "cidade de 15 minutos") — e o desejo coletivo — de ser motor do futuro da cidade, desde que se reconheça sua dupla vocação: ser conveniente para quem está dentro e experiencial para quem está fora.

Arthur Dias Duarte, sócio da Space Hunters, em palestra no Seminário Centro+, da Prefeitura de Porto Alegre.

Arthur Dias Duarte, sócio da Space Hunters, em palestra no Seminário Centro+, da Prefeitura de Porto Alegre.


Diagnóstico Coletivo e Gestão Participativa

Além da palestra, o evento contou com uma dinâmica colaborativa, onde os participantes foram divididos em 15 grupos temáticos para levantar desafios e propor soluções para o território, em áreas como segurança, mobilidade, moradia, cultura e economia.

O prefeito Sebastião Melo esteve presente durante todo o seminário e reforçou o compromisso do Executivo Municipal com a causa:

“Temos uma janela de oportunidade aberta para construir o futuro do Centro Histórico. Precisamos dar passos importantes para uma revitalização completa, que atenda às demandas e aos potenciais.”

O secretário de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer, também destacou a importância do engajamento direto da sociedade civil:

“Para construirmos o Centro Histórico que desejamos, é essencial ouvir o que precisa ser aprimorado e as soluções de quem vive, respira e pertence a esse território.”

Os resultados do workshop foram integralmente registrados e servirão como insumo para o planejamento das próximas ações do programa Centro+, iniciativa que centraliza os esforços de revitalização da região dentro do escopo da Prefeitura.

Prefeito Sebastião Melo, na fala de abertura do Seminário Centro+, em Porto Alegre.


Uma Nova Abordagem para Territórios Estratégicos

A participação da Space Hunters no evento reafirma o propósito da empresa: fazer com praticidade que decisores tenham o conhecimento necessário na análise de espaços urbanos para aumentar a segurança em sua tomada de decisão e a capacidade de aplicação efetiva dos direcionamentos percebidos.

A metodologia apresentada combinou inteligência territorial, análise morfológica e indicadores socioeconômicos para embasar as discussões com objetividade e profundidade. Ao final da palestra, foi deixada uma provocação clara:
🔹 “Para que o Centro Histórico seja sustentável, ele precisa ser desejado. E para ser desejado, precisa funcionar bem para morar, trabalhar e investir — e ao mesmo tempo, ser a experiência mais especial da cidade.”

A Space Hunters agradece à Prefeitura de Porto Alegre, em especial à Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, pelo convite e confiança e parabeniza a todos os envolvidos no sucesso da realização do Seminário Centro+.

📄 Quer receber a apresentação completa feita no Seminário? Clique no botão abaixo!



Caso queria conferir reportagens sobre o evento, acesse os links abaixo:
Reportagem TV Globo:
https://globoplay.globo.com/v/13779636/

Reportagem TVE: