Diferencial: como analisar qualquer lugar do mundo em questão de dias e sem sair do escritório?

23/10/2017

Sabemos que a localização de um empreendimento é algo fundamental para o sucesso de novas empresas. Estar bem localizado faz seu custo com marketing ser menor e a comodidade do seu ponto comercial faz os clientes estarem mais suscetíveis a experimentar seu produto.

Sabendo disso, há três anos decidimos abrir uma empresa de consultoria na área de localização de pontos comerciais. Muitos nos falaram que o momento não foi o mais adequado. Abrimos as portas na pior crise financeira que o Brasil passava na história recente.

Ainda estamos começando, nossa empresa tempo pouco tempo de existência, mas já estamos com uma carteira de clientes fieis e aumentando exponencialmente nosso mercado. No final do ano passado, assinamos o nosso primeiro contrato com uma empresa norte americana de consultoria e já atuamos em outros países da América Latina. No entanto, como uma micro empresa nova, em um período de crise e poucos investimentos, conseguiu crescer a taxas acima de 100% ao ano em um momento de indefinição? E mais, como uma empresa desconhecida no mercado nacional conseguiu entrar no mercado internacional fazendo um trabalho que até hoje é reconhecido por ter que visitar o local?

Simples, na Space Hunters trabalhamos com cálculos de análise espacial que nos possibilitam identificar a tendência do espaço urbano e, por consequência, analisar qualquer cidade do mundo em questão de dias e perceber as tendências que nossos clientes estão exigindo e que influenciam para o melhor ponto comercial. Simplesmente, conseguimos transformar um processo que normalmente leva meses e é baseado na aposta e na crença, em um processo de semanas ou dias baseados em dados e estatísticas altamente usuais.

Mas como isso foi possível?

A Space Hunters, após muita validação e projetos “pilotos”, descobriu uma união de métricas que tem uma maior assertividade e que juntas formam um sistema de cálculos que somente a nossa empresa utiliza no mundo. Atualmente, utilizamos três análises espacias, que chamamos de “métricas morfológicas” para atender nossos clientes. E a ideia desse artigo é esclarecer um pouco mais a nossos leitores, justamente, o que significam e porque elas são mais eficientes do que dados de geomerketing tradicional. A seguir, destacamos cada uma das três métricas:

CONSUMER QUANTITY INDEX

Todo nosso trabalho tem como base esta métrica. Ela calcula a distância média de um trecho de rua para todo o resto da cidade. Com esta medida, conseguimos identificar regiões de maior concentração de pessoas em uma cidade, bairro, shopping centers ou supermercado. Dependendo do negócio, quanto maior for essa taxa, maior é a taxa de sucesso de uma loja e maior é o potencial de faturamento de um empreendimento.

TRENDING WAYS

Obviamente, estar em uma região cômoda não é o único fator que influencia em um empreendimento. Por isso, essa é a segunda métrica de maior peso nas nossas análises. Com essa metodologia, conseguimos calcular e descobrir as vias de maior tendência de uso nas cidades (seja de carros, seja de pedestres). Assim, conseguimos mostrar ao empresário quais pontos levantados tem maior possibilidade de ter fluxo de clientes. Juntando com a métrica anterior, conseguimos mostrar, se a loja é cômoda e fácil de chegar para a cidade como um todo, e se ela tem grande fluxo de pessoas em frente.

TRENDING AREA

Temos clientes que necessitam de informações mais refinadas. Trabalhamos com públicos que lidam com área de tele entrega, ou com comércio de bairro (como padarias e farmácias) e saber se o ponto é de fácil acesso para a cidade como um todo não basta. Eles querem saber se o ponto tem uma comodidade alta para o bairro, ou se tem um alto alcance de tele entrega. Com esta medida podemos descobrir exatamente isso, conseguimos mostrar todos os núcleos de bairro existentes numa cidade para diferentes raios de abrangência.

COMPILAÇÃO

Com todos estes dados, nós da Space Hunters, conseguimos identificar a tendência de qualquer cidade do mundo. Aliando à expertise de nossa equipe e à expertise de nossos clientes (bem como se embasando em dados complementares como custo benefício do ponto, facilidade de estacionamento, área do imóvel, estado de conservação e etc), conseguimos dar um relatório completo mostrando ao cliente qual ponto tem maior chance de acerto, e porque. Desta forma, somos uma empresa que tem mostrado um trabalho muito mais qualificado e personalizado para o público. E mesmo com tanta personalização, ainda assim conseguimos reduzir o tempo de prospecção de nossos clientes.

Caso não seja nosso cliente, entre em contato conosco e vamos conversar!

Francisco Maraschim Zancan

Sócio e Diretor Geral da Space Hunters. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui Pós-Graduação em Marketing e Comunicação pela ESPM-Sul e experiências com marketing, plano de negócios, arquitetura comercial e varejo. Além de tudo isso, também é palestrante e ministra cursos de empreendedorismo e trade marketing.

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