Obrigado, Professor Bill Hillier!

17/11/2019

Como surgiu a Space Hunters? O que nos inspirou para criarmos nosso método? Como conseguimos inovar dentro de arquitetura, urbanismo e marketing?

No último dia 6, faleceu um dos mais importantes teóricos dos estudos espaciais urbanos: o Professor Bill Hillier. Inspirados por seus estudos e descobertas e unindo sua lógica ao mercado, nós criamos nossa tecnologia da Space Hunters.

O professor Bill Hillier foi um dos pioneiros na investigação dos efeitos que a configuração espacial exerce sobre o comportamento de usuários da cidade. Durante os anos 1970, junto com colegas de pós-graduação da University College London, ele propôs as bases de uma teoria que ficou mundialmente conhecida como SINTAXE ESPACIAL. De acordo com essa teoria, basicamente, admite-se que o espaço pode ser descrito na forma de um conjunto de linhas axiais e sobre elas são aplicados modelos que as diferenciam e as hierarquizam com base em propriedades capazes de alterar, significativamente, a maneira como pessoas se distribuem e se organizam, social e economicamente. Esses fundamentos foram lançados no clássico “The Social Logic of Space”, apresentado na primeira metade dos anos 1980. Posteriormente, com a divulgação e o amadurecimento da SINTAXE ESPACIAL, aquele que é tido como seu trabalho mais famoso foi publicado: “Natural movement: or, configuration and attraction in urban pedestrian movement”. Sinteticamente, esse trabalho apresenta um estudo feito em parceria com o escritório de NORMAN FOSTER a fim de se analisar a dinâmica urbana do entorno da estação King’s Cross/St. Pancras, em Londres. Nele, sugere-se que o modelo chamado integração, aplicado sobre um mapa de linhas axiais da área do entorno da estação era capaz de descrever a maneira como pedestres tendiam a ser distribuídos espacialmente. Consequentemente, esse trabalho gerou uma série de evidências que fundamentaram muitas outras pesquisas realizadas posteriormente por cientistas espalhados pelas mais diversas partes do mundo.

Não à toa, quase 40 anos depois, os trabalhos do Professor Bill Hillier são frequentemente citados como referência em pesquisas que analisam a forma da cidade e seus efeitos sobre a dinâmica de deslocamentos de seus usuários e, consequentemente, de teoria locacional urbana.

A Space Hunters se solidariza com a família, amigos, companheiros, alunos e ex-alunos do Professor Bill Hillier. Fica aqui a nossa homenagem e o nosso sincero agradecimento a esse pioneiro dos estudos espaciais urbanos e que continuaremos honrando todos os dias.

Quer receber mais conteúdos?

Categorias

  • Novidades
  • Últimos posts

    O Varejo Pós-Pandemia: Um resumo sobre nossa live!

    Preparamos um resumo com os principais pontos abordados na nossa primeira live da Trends Hunters...

    O Ponto Comercial e a Relação com Lojistas na Pandemia

    A loja física irá morrer? Os lojistas de shopping conseguirão sobreviver? O consumo em ambiente...

    Análise Gratuita Delivery – Todos Contra o COVID-19

    A necessidade de deslocar-se pelo espaço é inerente ao ser humano. Desde os primórdios da...